2.10.18

Dez dias, dez filmes #7

Não me recordo já se foi este o meu primeiro Lubitsch, mas o que eu queria com isto era que a minha 7.ª escolha fosse: «o meu primeiro Lubitsch». Porque filmes mais endiabrados não há e porque foi a partir dele que a minha relação com o cinema voltou a mudar. É o realizador que eu associo à minha «segunda vaga» de descobertas, quando as minhas investigações se tornaram mais sistemáticas, à dedicação de pelo menos um filme por dia, e quando eu compreendi que apesar de tudo o que já tinha visto, ainda me podia espantar brutalmente com um filme feito em 1931. Este espanto dizia sobretudo da minha ignorância – hoje sei que, em cinema, o espanto é lei.
Ainda tenho muitos Lubitsch para ver – e se isso não é um luxo e uma alegria, 'miguinhos.

The Smiling Lieutenant (1931), Ernst Lubitsch
(Dez dias, dez filmes que tiveram impacto.)