17.4.13

Menos por Menos, cenografia e flyer para as Quintas de Leitura



Cenografia e flyer para o espectáculo multidisciplinar «Menos por Menos», inserido no ciclo poético Quintas de Leitura, dedicado ao poeta Pedro Mexia, em Setembro de 2012, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

10 ilustrações para projecção durante o espectáculo.

Cenografia & flyer Menina Limão
Poeta convidado Pedro Mexia
Apresentação João Luís Barreto Guimarães
Performance Olga Roriz
Leituras Adriana Faria, Rita Loureiro e Teresa Coutinho
Música entre leituras Ana Deus e Ricardo Caló
Concerto B Fachada



HOMENS SEM MULHERES
Durante meses ou anos (ou,
em todo o caso, um múltiplo
de semanas) trazia debaixo
do braço, com os livros da lei,
Men Without Women,
de Ernest Hemingway.
Hábito exterior de mostrar
leituras ou de passear,
como legendas, frases sintéticas
e duras, não o tolerava
nos outros, mas só em mim,
na minha edição velha
e laranja da Penguin.
Eu não queria que o livro
terminasse, e o plural
do título era um disfarce.



EU AMO
Eu amo o teu gravador de chamadas.
Ele não me abandona
e repete vezes sem conta
a tua voz.



A TUA BIOLOGIA
A tua biologia mantém-me acordado
e ignorante. Sinto medo
e reverência pelos teus mistérios
sublimes e vulgares
como o sexo e o sono,

e depois lembro-me que pertences
a outro e à sua biologia
e que eu não irei nunca
dormir junto do amor
químico do teu ventre.



A BALADA DO CAFÉ TRISTE
Comprei-lhe «A Balada do Café Triste»
depois de quase ter passado por ladrão

de livros, mexendo-lhes sem olhar
para eles enquanto rondava de todos

os lados aqueles olhos que se viam
de qualquer ponto da feira, mesmo

se houvesse obstáculos o verde
atravessava-os, o verde tornava tudo

verde entre mim e ela, e no meio
dessa cor unânime a rapariga

era ainda mais. Pouco importa,
leitor, se houve depois alguma história,

entre homem e mulher não se passa
muito mais: uns olhos que de repente

são necessários e pelos quais passamos
por ladrões de livros ou pior.

Nunca li «A Balada do Café Triste».

Poemas Pedro Mexia
Ilustrações Menina Limão
+ ilustrações, flyer e fotografias do espectáculo aqui.