15.9.12

«PORQUÊ IR À MANIFESTAÇÃO NO SÁBADO?»

«1. Porque o plano de redução do défice português é o que mais prejudica os pobres em comparação com os planos em vigor dos outros países intervencionados.
2. Porque as excepções nos cortes dos subsídios e benefícios se acumulam entre uma pequena elite de privilegiados com ligação ao Governo.
3. Porque um Governo sem pressão popular se acomoda às soluções mais fáceis, em vez de escolher as que menos prejudicam os cidadãos.
4. Porque embora exista um problema, um buraco, chame-lhe o que quiser, nunca existe apenas um caminho para sair dele, excepto por efeito da arrogância do poder.
5. Porque a intervenção na TSU, ao transferir riqueza dos trabalhadores para as empresas, simboliza o desprezo deste Governo pelos cidadãos, em particular os mais vulneráveis.
6. Porque a imobilidade da opinião publica foi responsável por muitos dos erros cometidos pelos governos que elegemos em trinta e tal anos de democracia.
7. Porque uma perspectiva blasé do confronto democrático é a doença infantil da nossa “opinião esclarecida”.
8. Porque manifestar-se não é ser esquerdista, estalinista, índio pé-sujo, tocador de djambé, altermundialista de passa-montanhas, imbecil ou terrorista.
9. Porque se você não fizer uma coisa, alguém de quem não gosta a fará.
10. Porque até a doutora Manela vai lá estar (ok, eu também não acredito).

Amanhã você tem o direito de se armar em ironista chique, em esteta que abomina a loucura do mundo e em velho sábio da montanha. Mas também tem o direito de se manifestar e não deve sentir-se condicionado por quem despreza esse direito. Eu não sinto, e vou estar lá.»

Luis M. Jorge 
[que se mudou para um blogue colectivo (acho mal)]