10.6.11

Gosto muito d

Com que então ninguém me passa correntes. Será porque eu não respondi às últimas 10? É preciso ter lata. Vai daí, numa decisão unilateral e agressiva, resolvi responder ao questionário que o Marco, a Saturnine, a sem-se-ver e a Luna não me passaram, mas que entretanto a F reencaminhou:

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Já reli livros, não por devoção à obra, mas para saber se hoje teriam o mesmo impacto. Por exemplo, A Voz Humana da primeira vez não fez estragos, mas depois desconfiei que, vividas umas coisas, seria diferente. E foi.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Até hoje só desisti de um livro, o iô-iô do Thomas Pynchon, mas julgo que não estavam reunidas todas as condições para, uma vez que me encontrava a bater excepcionalmente mal da cachimónia. Pretendo retomá-lo um dia para saber se posso deixar de me sentir culpada.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Existem formas mais rápidas de enlouquecer.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Oi? Queres ver que já morri e nem acabei com a gelatina do frigorífico?

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
Tenho memória de caca de peixe.

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Lia tanto que os pais me mandavam dormir e eu continuava a ler, fazendo incidir a luz do despertador sobre a página para eles não descobrirem. Mas «criança» abrange várias épocas, sócio. Desde Os Cinco, a Uma Aventura, ao Triângulo Jota (que a puberdade já exigia palavrões e descrições de beijos e de seios a tocar no outro). Depois, A Lua de Joana, a primeira rebeldia a confirmar a minha. O Diário de Anne Frank marcou-me muito pela sexualidade descomplexada. Eu tinha 13 anos e andava muito confusa. Cheguei a ler outros dois livros sobre ela (testemunhos de pessoas que a conheceram, do pai, o único sobrevivente, etc).

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Creio que isso nunca me aconteceu. Não sou a maior?

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Não tenho pachorra para isto. Ainda por cima perdi a única lista que fiz até hoje (porque me apagaram a conta do facebook, não foi assim, Beatriz?). Coragem:

Teatro Completo, Sarah Kane | Sangue no Pescoço do Gato, R.W. Fassbinder | A Voz Humana, Jean Cocteau | Um bom homem é difícil de encontrar, Flannery O'Connor | O Amante, Marguerite Duras | Os Passos em Volta, Herberto Helder | 1984, George Orwell | Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll | Na Solidão dos Campos de Algodão, Bernard-Marie Koltès | A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera [mas preciso de reler, para confirmar] | O Insecto e outras histórias de mães e filhas, Claire Castillon | Four Bare Legs in a Bed, Helen Simpson | Sleeping Around, Hilary Fannin, Stephen Greenhorn, Abi Morgan, Mark Ravenhill | Lunar Caustic, Malcolm Lowry | O Sangue dos Outros, Simone de Beauvoir | A Sul de Nenhum Norte, Charles Bukowski | O Velho e o Mar, Ernest Hemingway | O Estrangeiro, Albert Camus

[poesia excluída]

[é melhor parar]

adenda: O Livro da Dança, Gonçalo M. Tavares | Fragmentos de um Discurso Amoroso, Roland Barthes | Cartas a um Jovem Poeta, Rainer Maria Rilke | Trópico de Câncer, Henry Miller | Dias Felizes, Samuel Beckett | Já parei, Menina Limão.

9. Que livro estás a ler neste momento?
Nove Contos, J.D.Salinger [é provável que entre nos favoritos].

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:
Migos? Loli.

Ora então a papelada segue para: Cretino e/ou Puta de Prisão | Segismundo (não vá andar a precisar de enfiar a cabeça no Atlântico) | Aurea Mediocritas | Brunette Senette Martinica | A Douta Ignorância (é à vontade do freguês) | Lady oh my Dog! | o meu bicho do mato | Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas | Ana Cláudia Vicente | Daniel (ó vá lá...) | Catarina trama-se | Sara Pais (volta!) | & demais gentes com vontades.

adenda: Samuel Filipe | Morgada de V. (para obrigá-la a postar, claro está) | Jorginho, filho | Ana Cristina Leonardo | peço imensa desculpa por não vos ter incluído na primeira tiragem, mas uma segunda edição é sempre bom sinal.