29.9.09

Espero que doa

Boa tarde. Passem por aqui à saída. Obrigada.

Wild Tigers I Have Known

Image Hosted by ImageShack.us
mim tigreza, por Sara Martins


Emily Jane White - Wild Tigers I Have Known

It's a shame

A verdade é que me impressionou a vergonha pesando-lhe os olhos, forçando-lhe a fronte a uma inclinação moderada, todo ele culpa na senda do embate.

juntos pela Paz

Estou cheia de sorte. Já lá iam uns anitos desde a última vez que um velho se sentara junto a mim no comboio para começar a tocar-se.

Não.

Image Hosted by ImageShack.us
© a beautiful revolution

Back to the Scary Future

They are her characters and her catastrophes, but Margaret Atwood says she sometimes frightens even herself when her imagination gets going. The latest dystopian speculations from this celebrated Canadian writer can be found in her novel “The Year of the Flood” (Nan A. Talese/Doubleday), to be published in the United States on Tuesday. (...)

“I find myself scaring myself silly,” Ms. Atwood confessed during a recent interview in New York.

Back to the Scary Future and the Best-Seller List (oh yeah)

27.9.09

Foi só uma pinguinha no Leite

Image Hosted by ImageShack.us
© João Pedro Miranda


Pedro Mexia, num claro desrespeito à sua nova e nobre ca(u)sa, vai votar no 69 mais extremo, o CDS. Eu, depois de sucumbir a um choro convulsivo de desgosto, apenas consigo dedicar-lhe um comentário deixado pelo Aurea Mediocritas nesse blog-sempre-na-mó-de-cima que é o Erecções 2009:

Não gostas de crianças? É isso, não é? Também não deves gostar de flores, do Verão e de pores-do-sol?! É verdade, não é? Tens medo do futuro, não tens? Ahn?!

Aposto q'és de direita. [*]

Quem se rir é má pessoa



(Roubado ao António Gregório, futuro vencedor do prémio Melhor Facebook 2009.)

26.9.09

Oh, the Temptation

Não há ninguém no mundo que não adore este vídeo. É impossível.

24.9.09

nota breve, inútil e abandalhada

Acabei de me sentir envergonhada com o estado da minha mesa no Piolho. Não estarei a exagerar se vos disser que parece o meu escritório. Nela encontramos um computador, um disco externo, um festival de cabos de ligação, um rato e seu tapete, uma pen, um livro, uma agenda, um caderno, sete papéis espalhados, todos riscados e de cores diferentes, uma caneta, uma lapiseira, um anel, uns óculos de sol, o suporte dos guardanapos, um pires com papéis usados, dois papéis caídos fora do pires e uma chávena de café. Há ainda, pousados na cadeira, uma mochila e um saco de papel. Obrigada por continuarem a respeitar-me.

23.9.09

We Will (Not) Behave

Photobucket
© Pedro Jordão


Menina Limão & O Senhor voltam à carga e da pesada. Prometem contradições para que algo se cumpra e antes da noite acabar já terão sido eleitos, contra zero candidatos. Comprarão votos com bebidas, embora tenham os outros de pagá-las. Serão irresistíveis e borrachos e outros duplos sentidos. Tentar-vos-ão já esta Sexta, dia 25, com golpes baixos de indie pop rock whatever, no Clandestino Bar, em Aveiro, a partir das 22h30. O último a chegar é membro do PPM.

Receitas com Limão

Yours, Truly

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

[com dedicatória]

22.9.09

Relatório sentimental. Sou um caso sério.

É mais ou menos assim

Image Hosted by ImageShack.us

21.9.09

O mano tem 14 anos

– Pergunta-me pela nacionalidade de qualquer banda, que eu sei.
– Blonde Redhead.
– Não vale bandas de que nunca ouvi falar!

20.9.09

Não peço desculpa

Surgery

Regra geral, as minhas melhores fotografias são auto-retratos. Por uma razão muito simples: ainda não encontrei ninguém que expressasse melhor do que eu os meus sentimentos.

No entanto,

Image Hosted by ImageShack.us
© Menina Limão, Memory Sparks


estou grata por esta particular incompetência na revelação.

19.9.09

Nem tudo o que é estranho nos é estranho

This* is a song about places you shouldn't go. Depois, cantou-a numa língua estranha que não compreendi. Mas eu compreendi tudo.




(Foi um concerto verdadeiramente bonito.)

18.9.09

"Bem-vinda a Lisboa"

Estava eu a tomar o pequeno-almoço na Pousada da Juventude quando fui alvo dos olhinhos de um homem. Demorou-se nesse jogo, fixando-me, mesmo já tendo terminando a refeição. E depois começou a tirar catotas.

Nunca me tinham tentado seduzir assim.

Central 666

«Central de oxigénio 382. Secção de electrocardiografia 527. Salas de operações 217. Fisioterapia 320. Lab. Neuropat 204. Indicativo 0 para mercar a rede de Psiquiatria...» Lunar Caustic, Malcolm Lowry

Foi o que li, mal abri o livro na sala de espera.

É inadmissível a omissão, neste 1º andar, da mais linda série de sketches do mundo



17.9.09

Não amarás



Nunca vi Não amarás (ou A Short Film About Love), de Krzysztof Kieslowski, mas estou em condições de afirmar que este é um grande texto do Bruno Sena Martins. Porque a análise que faz de Magda parece demasiado boa para não ser certeira e porque, sei lá, os amantes capazes de desespero constituem uma vasta diáspora, nenhum "assimilado" está livre de ser recordado de onde veio e pelo que passou.

16.9.09

Sério contributo para o debate em torno da legalização das Putas

Menina Limão está desolada porque a puta da empregada da Fnac destruiu-lhe um rolo fotográfico inteiro. Menina Limão pede desculpa por ter acabado de insultar a puta, que quase sucumbiu às suas mãos sedentas de sangue, sobrevivendo para continuar a estragar os rolos dos outros.

15.9.09

DJ set em Lisboa

Image Hosted by ImageShack.us
© Pedro Bento

COLLEC.tiff é um evento de arte contemporânea que decorrerá no fim-de-semana de 3 a 4 de Outubro, na CrewHassan, em Lisboa. Entre exposições várias e DJ sets a começar às 18h, encontrarão inúmeros exemplares de rara beleza, como é o caso de Menina Limão & O Senhor, que farão o seu DJ set das 0h às 2h do dia 3 (Sábado), encerrando a noite. É a nossa estreia didjeisetiana por Lisboa. A Menina Limão & O Senhor agradecem ao Pedro Bento o convite.

Sometimes A Great Notion


Huddie 'Lead Belly' Ledbetter - Goodnight, Irene

(...)
Sometimes I live in the country
Sometimes I live in the town
Sometimes I have a great notion
To jump In the river and drown.

Image Hosted by ImageShack.us

...os versos que inspiraram o título do livro de Ken Kesey (1964).

Um medo frio

Image Hosted by ImageShack.us
© Chadwick Tyler


Tentando explicar a si próprio o aspecto mais geral da situação, dir-se-á que a sua mente perdia o senso e oscilava entre faltas de sinceridade extremas. Isto porque tinha consciência de um medo frio que o invadia e fazia eclipsar as outras sensações, medo que essa coisa aguardada pelos três só a ele acontecesse e antes de estar preparado para a enfrentar; medo ainda mais grave do que a falta de dinheiro e ser obrigado, por isso, a não beber; feito de aspirações difíceis e ódios, de insondáveis mágoas, de um paradoxal e prematuro remorso que tinha tudo a ver com o fracasso das suas tentativas de enfrentar honestamente o mundo, coisa para a qual lhe faltava sempre, e ao fim de contas, tempo; sombra de uma cidade com noites terríveis e destituídas de esplendor que lhe caíam em cheio na alma; e sempre que um barco passava, como se fazia mais negra!

Lunar Caustic, Malcolm Lowry

Tive umas férias p-e-r-f-e-i-t-a-s, obrigada.

Image Hosted by ImageShack.us
© Wolf189

Gastei cinco rolos fotográficos em cinco dias por Lisboa. Infelizmente, de nenhum deles constava esta fantástica fotografia.

Fotonovela

Image Hosted by ImageShack.us

Estava mesmo a ver e vi mesmo. Quem, hein? O Alfaiate Lisboeta em Lisboa. Hesitei entre dar-lhe um fino corte ou provar-lhe o corte à retaguarda e, enquanto procurava decidir-me, já ele fotografava a Luna, uns metros abaixo, e a beijava loucamente. Esta última parte não é verdade. Foi tudo muito suave.

[imagem surripiada ao facebook da Sara]

Esc

Oh meu Deus, a realidade.

9.9.09

Believe Me





Vou de férias. Deixo-vos com a minha última mega-mega-mega-mega-mega obsessão. Não tenho ouvido qualquer outra voz nos últimos dias. Join Us só não é um dos álbuns do ano, porque foi lançado em 2008. Mas o próximo, a julgar pela primeira amostra, vai entrar na minha listinha de certeza.
Este ano, à Katie Stelmanis e à Florence And The Machine junta-se-lhes ainda uma terceira grande revelação. Mas essa fica para depois das férias.

Weirduo

Image Hosted by ImageShack.us
© Menina Limão

We of an older generation can get along with what we have, though with growing hardship; but in your full manhood and womanhood you will want what nature once so bountifully supplied and man so thoughtlessly destroyed; and because of that want you will reproach us, not for what we have used, but for what we have wasted...So any nation which in its youth lives only for the day, reaps without sowing, and consumes without husbanding, must expect the penalty of the prodigal whose labor could with difficulty find him the bare means of life.

Theodore Roosevelt, Arbor Day - A Message to the School-Children of the United States, April 15, 1907


Ele trazia esta citação na t-shirt. Ela lia uma revista cor-de-rosa.

Sigh(t)

Este blog tem uns excessivos 700 px de largura. Não é para vistas curtas.

O método científico tem um défice sentimental

Roland Barthes resistiu ao cinismo ao longo de todo o seu Fragmentos de um Discurso Amoroso, mas sucumbiu no final. Mesmo no finzinho, o cinismozinho. Que é o mesmo que dizer: depois do longo entusiasmo, o desconsolo.

Mirror Rim

– Apareceu-te outro cabelo branco.
– Ai sim? O espelho disse-me o mesmo, mas eu não quis acreditar.

História(s) da Pesada

Leio Uma Pequena História do Mundo e depois, para aligeirar, puxo do Estado Civil.

(ai que engraçadinha que ela é)

Wise words

Estou numa fase de Leonard Cohen, Lloyd Cole, The Smiths, Tindersticks. Procuro a sabedoria dos antigos.

são tantos os limões que ali crescem que não se lhes consegue dar utilidade

Embora falhe por pouco, Cabras, limonada e política não é a epígrafe deste blogue. Toda a gente sabe que os grandes temas deste banquinha são mamas e suicídio.

Got me lookin' so crazy right now

O Antony gravou uma versão da música da Beyoncé, Crazy in Love, atribuindo-lhe o sentido contrário. Da loucura metafórica à loucura clínica, da celebração à melancolia, um (com)passo apenas. Por vezes, as interpretações abusivas recomendam-se.

Casamento

Muitas mulheres choram em casamentos. Mas nem todas pelas mesmas razões.

Casamento #2

Fui a um casamento e voltei mais leve. Alguém me roubou a pulseira, aquela de que todos gostávamos e onde podíamos ler, numa dobra, quase imperceptível, a palavra tristes. E eu fiquei tão triste. Desde aí, não sei porquê, nunca mais me saiu da cabeça aqueles versos cantados, como uma praga: “se te vejo, Adriana, se te vejo Adriana, eu quero ir, eu quero ir, eu quero ir, eu quero ir atrás de ti”.

Deixa para amanhã o que podes fazer hoje



Lick your lips and fuck suicide

Suicide (whoaaa oh)
Not tonight (whoaaa oh)
Suicide (whoaaa oh)
Not tonight

[Suicide, The Raveonettes]

E numa voz tão docinha quanto a que canta estes versos, responder: oh, está bem, deixo para amanhã.

taking and not giving

I’ll drive for miles
Just so you can put me down

I’ve been taking kisses
From other men’s lipses
So I can forget all the times
you weren’t laughing with me
[Drive For Miles, Birds Fled From Me]

8.9.09

No meu primeiro date com a Matilde:

Ainda estou a tentar habituar-me ao nome Cláudia. Para mim, sempre foste a Menina Limão. É estranho, não te imaginava com esse nome... Cláudia. Eu imaginava que o teu nome tinha, não sei, um "c" e um "u"...
Cu?

(Um post dedicado a quem me acha "parvinha". Para que saibam que também o sou ao vivo.)

Cresceu comó raio

Eish, cum catano, mano, que gorda que eu estou no teu desenho! Isso não se faz! Só por causa do que não se faz, tungas, já fiz:

Image Hosted by ImageShack.us
(ainda te faço uma esperinha, esta semana, ui ui)

7.9.09

Resistirei ao título evocativo da leveza

Image Hosted by ImageShack.us
© Chadwick Tyler

Comecei por dizer-lhe vou-te perseguir, no momento em que as School Of Seven Bells repetiam I am under no disguise. Na mesma noite, enquanto folheava as páginas da minha agenda, ouvi os Mother Mother cantar diary pages, diary pages. Mais tarde, disse-lhe dói-me a pancinha e, no segundo seguinte, ouvi os Little Big Adventure cantar my stomach hurts and my head hurts. Por último, enquanto lhe escrevia seja como for, dou-me por perdida, ouvi a Katie Stelmanis implorar don't wanna lose ya, don't wanna lose. Estou apenas vagamente assustada, mas - pelo sim, pelo não - esta noite dormirei debaixo da cama.

6.9.09

Fazer a barba

Image Hosted by ImageShack.us
© Menina Limão

Ora bem, o que é que há de interessante para fazer em Lisboa esta semana, para além da Experimenta Design? Vamos lá organizar as minhas férias.

1,70 m

O senhor dos piropos insultuosos voltou a atacar. Hoje, na sua voz imbuída de desprezo, lançou-me um sonoro és horrível! TU! Ó baixinha!

(eu não sou baixinha)

you know it's time that we grow old and do some shit



Ela está tão acima dele. Mas não é verdade, nunca foi. Elevou-se para que pudesse tê-lo a seus pés. Cada um faz o que pode com o que não tem.
É nossa, a música; a nossa música.

5.9.09

She’s lucky

She’s lucky that I didn’t slip her a smile. Não sendo os melhores, são estes os meus versos preferidos, porque gosto desta ideia de que a inimiga tem sorte, ainda que o não saiba.

My reputation's kinda clouded with dirt

Image Hosted by ImageShack.us



She told me not to step on the cracks
I told her not to fuss and relax
Well, her pretty little face stopped me in my tracks
But now she sleeps with one eye open
That's the price she paid

I took a knife and cut out her eye
I took it home and watched it wither and die
Well, she's lucky that I didn't slip her a smile
That's why she sleeps with one eye open
That's the price she paid

I said, hey, girl with one eye
Get your filthy fingers out of my pie
I said, hey, girl with one eye
I'll cut your little heart out cause you made me cry

I slipped my hand under her skirt
I said don't worry, it's not gonna hurt
Oh, my reputation's kinda clouded with dirt
That's why you sleep with one eye open
That's the price you paid

I said, hey, girl with one eye
Get your filthy fingers out of my pie
I said, hey, girl with one eye
I'll cut your little heart out cause you made me cry

You made me cry
You made me cry
You made me cry

I said, hey, girl with one eye
Get your filthy fingers out of my pie
I said, hey, girl with one eye
Get your filthy fingers out my pie

I said, hey, girl with one eye
Get your filthy fingers out of my pie
I said, hey, girl with one eye
I'll cut your little heart out cause you made me cry
Florence And The Machine, Girl With One Eye

4.9.09

What the fuck is now playing on your radio

Image Hosted by ImageShack.us

um e-mail do João Gaspar:

Estou na Figueira. Na mesa ao lado uma gaja atende o telemóvel e responde: estou em Peniche.

We love you, Joni Gasper.

dling-dlong

Tenho 102 e-mails por ler. Calma. Este ano ainda não tive férias, ok? E há dois anos que não vou à praia, percebem? Vamos lá respirar fundo.

Erecções e corações ao alto 2009

É muito frustrante fazer parte de um blog que está a viver um período áureo de surrealismo e não ter sequer ritmo para acompanhá-lo. Tenho-me espantado e rido em delay. As novidades brotam a uma velocidade estonteante: desde sermos capa do Correio da Manhã, a sermos assunto de programa de televisão, a recebermos comentários de jornalistas no blog - a desinformação não estanca. Hoje, a Maria João Pires resume no Jugular, muito resumidamente como convém, esta estonteante montanha russa.

***
A pedido de várias famílias sem nada que fazer, a minha participação no Erecções 2009, o blog da pilhéria eleitoral, escrito pelas moscas do costume, deverá oficializar-se em breve. Aqui fica, para já, o meu agradecimento pelo convite e pela recepção a dobrar. Agora que chegou a limonada, completa-se a festa.

[Para poder ter Erecções, tive de criar um blog no sapo. Estejam à vontade para entrar, ainda que seja pelo quarto dos fundos.]

lonely hunter

Image Hosted by ImageShack.us
© Matheus Lopes


Olhando para o que se tem escrito sobre essa não-notícia que é o encerramento do (péssimo) Jornal Nacional da TVI, numa decisão interna de uma empresa privada, sou levada a crer que anda meio mundo divorciado do bom-senso. Sobre este assunto, o Pedro diz o que penso aqui e aqui. Eu não diria melhor.

Eterno retorno

A meio do caminho voltei para trás, depois fiz o caminho completo, depois voltei novamente para trás e depois voltei a fazer o caminho completo, sabendo que o mais provável era ter de voltar uma vez mais para trás, sem conseguir cumprir o meu objectivo. Por muito filosófico que possa parecer, esta é apenas uma breve descrição de uma tentativa de ida à dentista.

3.9.09

bom dia, alegria

Image Hosted by ImageShack.us

fotograma de Savage Streets, via Coisas do Arco da Velha, esse antro rock 'n' roll.

i can't stop getting wasted

A nova grande cena da música portuguesa diz mais sobre o estado da imprensa do que sobre o estado da música, que essa todos sabemos o que vale.

I heart Lemon

Encontraram-me procurando no Google por “coração menina limão”. Oh, finalmente!

harder

O desespero é bem mais próprio do sexo do que o apetite.

Inabilidade

Eu não sou antipática. Tenho é uma simpatia inábil.

I hate the way you love

– I have a relationship of love and hate with Claire.
– You love her and you hate her.
– No, I hate to love her.

U-Turn, Oliver Stone

2.9.09

(e ele diz: não vou ver, não vou ver)

Bom dia, queria dedicar-te uma cena. Não tens de quê.

Wolves

Image Hosted by ImageShack.us
© Menina Limão (inclusive o desenho da fonte tipográfica)


Foi com uma tremenda alegria que recebi o convite para criar o cartaz do último filme da Joana Linda, com argumento da própria e de António Gregório, e com Ana Moreira como protagonista (ai!). É, segundo a realizadora, um conto de fadas com sangue, e eu não tenciono resistir-lhe dia 5 de Setembro.


Um filme de Joana Linda
com Ana Moreira e Cláudio da Silva
Sábado dia 5 de Setembro às 19h
MOTELx - Cinema São Jorge

Duração: 13m
(Seguido do filme "Dead Girl")

1.9.09

!

Image Hosted by ImageShack.us


Que foi o que fez Pedro Mexia, o sábio.
Palmas para ele.
Mais palmas.
Agora façamos umas danças estranhas em celebração do seu regresso.
Mas sem abusos: só durante uma semanita.
Não queremos parecer que desrespeitamos a
Lei Seca.