31.1.09

-

29.1.09

eu sei que sim

Photobucket
© exploding dog

28.1.09

2 years old — I can talk!

Stephin Merritt — What A Fucking Lovely Day ♫


what a fucking lovely day
everything has gone my way
all my flags are unfurled
i'm the king of the world
and, to think it's only may


it's my favorite time of year
for a spree of crime and fear
it's a joy just to breathe
and to scheme, and to seethe
what a fucking lovely day


la la la la la la lala la la la la la la
ah, the smell of despair
is that blood in my hair?
I don't care, I don't care
what a fucking lovely day


Menina Limãozinho


Menina Limão faz hoje dois anos. Como em todos os meus aniversários, sinto uma certa angústia (e o quanto me irrita senti-la). Hoje chove muitíssimo, está mesmo nevoeiro cerrado, mas talvez não interesse mesmo ver mais do que um palmo à frente do nariz.





A urgência é a urgência de se ser, todos os dias, como se entende, como se pode, e também como nos obrigam. Tudo faz parte do épico que escrevemos. Um fruto aberto não é um fruto condenado — é preciso abri-lo para celebrá-lo.


A toda a gente que por aqui passa, almoça, monta a tenda, dorme, se enerva, resmunga, dispara, fode, sorri e espairece: o meu sentido obrigada.

Os Três Macacos

Photobucket


Em exibição no Cineclube de Aveiro/Cinema Oita de 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro.


design: menina limão.

-

27.1.09

-

-

Vicky Cristina Barcelona






Por motivos pessoais e pouco partilháveis, Vicky Cristina Barcelona já não sai da minha lista de 2009. Julguei que explodia.

26.1.09

Not sokute: as notícias da sua morte esperam-se exageradas

Soube hoje que a Soko decretou a sua própria morte sem adiantar explicações. No seu myspace pode ler-se "Soko is Dead" e "I quit". Mesmo que ela se fique por aqui, já terá valido a pena conhecê-la.

Enquanto não sabemos se ressuscita, deliciemo-nos com este My Wet Dreams ao vivo, numa versão rouca e a espaços desafinada. Ousem discordar de que ela é adorável.

Levem-na à letra e em braços



Como amante da parvoíce que sou, só podia adorar uma miúda que passa dois minutos a dizer "acho que estou grávida, acho que estou grávida, tenho uma enorme barriga", para depois concluir que se deve apenas a um grande peido aprisionado. Soko canta muitas coisas como se pulasse num trampolim, alegre e destemidamente — e isso é válido para quando desafina. Para minha surpresa e alegria, na semana passada foi mencionada no Ípsilon como uma das promessas musicais para 2009, o que é inteiramente justo. Soko acaba de lançar um EP, o primeiro, com o título certeiro: Not Sokute. Mas este não inclui a minha música preferida, My Wet Dreams, que vos dou agora a ouvir. Atenção à letra – é um miminho de prosa carnal.

joy of funemployment


© Natalie Dee

só para dizer que

comprámos uma máquina de fazer pão e eu não consigo parar de comer.

25.1.09

-

22.1.09

[proud to present] Quatro Noites Com Anna



Claro que proud to present estamos sempre, mas este é um dos meus filmes do ano.
Em exibição no Cineclube de Aveiro/Cinema Oita de 22 a 26 de Janeiro.
design: menina limão.

20.1.09

-

não sei se viva se morra
e enquanto me decido
vivo incertamente
mas trago a memória sentida
e é muito sentimento
e levo a morte comigo
vivendo convictamente


Bénédicte Houart, Reconhecimento, Angelus Novus – Cotovia



© Ryan Mcginley

19.1.09

with all due respect, sir

Photobucket

-

16.1.09

Foi paixão à primeira linha

1
O PAPÁ ERA UM PORCO

A mamã diz que o papá tinha corpo e alma de porco, que era um porco enorme e porcalhão que a emporcalhou à força, e que depois se afastou a trote pelos campos fora quando compreendeu o que se estava a tramar.


Pigtopia, de Kitty Fitzgerald, Publicações Dom Quixote

-

-

15.1.09

-

14.1.09

prendinhas

Estão a caminho do Brasil certos exemplares da minha agenda, a pedido de uma alma simpática que me acompanha do outro lado do Atlântico - o que me deixa muito contente.

As restantes agendas seguiram o seu curso pelo nosso país fora e por esta altura deverão ter chegado aos seus destinos. Agradeço que me confirmem a chegada do mal às vossas casas.


Ainda não esgotei o stock, portanto se estiverem interessados em receber doces, leiam aqui o regulamento.

13.1.09

-

Trolhas trolls

Há dias fui gozada por dois trolhas. Os trolhas não costumam gozar com as mulheres, toda a gente sabe que o que eles fazem é assediar. Mas eu desta vez fui gozada por dois trolhas — e depois do rico serviço ainda me ri.
Eu subia os Clérigos com um cachecol gigante várias vezes enrolado no pescoço, levava um gorro na cabeça e umas luvas calçadas. Saí de casa mais agasalhada do que o que a manhã o exigia, porque me fiei no grizo dos dias anteriores. E quando passei por eles, disse um dos trolhas para o outro:

– Eh eh!, olha só! Vai para a Serra da Estrela…

o homem mais belo do mundo



A verdade é que dos homens que só conhecemos do grande e do pequeno ecrã e das revistas, e que admiramos ao longe, só consigo nomear mais uns três ou quatro que me atraem realmente, para além do Louis Garrel. O Johnny Depp, o Martin Donovan… e pouco mais. Não consigo perceber esta incapacidade para o deslumbramento fácil por homens impalpáveis.
Já dos homens palpáveis, dos que conheço de perto, são muitos mais os que me atraem. Por coisas que vão muito além de um rosto bonito. Muitas vezes nem sequer têm um rosto bonito.
Pensando bem, está tudo ligado.

-

10.1.09

-

2008 (isto não é um top)

. O meu blogue preferido continua a ser o Albergue dos Danados.
. A minha revelação do ano é a Helena Miranda. Podia escrever 10 páginas que eu lia. Não faria isto por muita gente.


(mas a minha lista de blogues é extensa e vai sofrendo alterações, com links a aparecer, a desaparecer e a reaparecer conforme a maré. Gosto muito de muitos blogues.)

9.1.09

hummm.

"Será a menina limão?", pergunta o Manuel.


Photobucket


Eu não sei não, Manel, mas há uns anos fui apanhada numa pose semelhante...


Photobucket


Menina Limão, o terror da cozinha?, i wonder.

8.1.09

-

7.1.09

-

A cena de Brooklyn e a nossa cena

Acho bem que aches fixe, mas a questão que se impõe é esta: continuas a defender que os MGMT têm "talvez o melhor disco de 2008" ou os Yeasayer destronaram-nos com todo o mérito?

Falemos de resoluções de ano novo: ou mudas de opinião ou podes devolver-me a garrafa de vinho que te levei no outro dia. Espero que não a tenhas bebido. Ou andaste a ouvir o Tom Waits?

Agora.

Essa música foi um dos meus vícios do ano, mas eu prefiro esta versão aqui abaixo. Primeiro: reúne uma data de gente num apartamento e, basicamente, podia ser a nossa passagem de ano; segundo: tem os dois ingredientes essenciais a uma música pop que se quer perfeita – coros e palminhas; terceiro: ouvir aqueles “yeah yeah” de peito aberto e em uníssono é muito libertador; quarto: a percussão é obtida com umas chaves aos encontrões a uma garrafa; quinto: vê-se um poster na parede que diz "tout va bien", o que é um irónico pano de fundo para esta letra; sexto: depois da 2080, cantam um outro tema, lindíssimo e inédito, de nome Tightrope; sétimo: o vídeo acaba com a vizinha a bater-lhes à porta.

Reparem bem nestes versos. Esta música não poderia ser mais adequada à minha geração. [A música começa ao minuto 1:28.]


I can’t sleep when I think about the times we’re living in, / I can’t sleep when I think about the future I was born into, / Outsiders dressed up like Sunday morning, / But with no Berlin wall what the hell are you gonna do?
It’s a New Year / I’m glad to be here / It’s a fresh spring / So let’s sing. / In 2080 I’ll surely be dead / So don’t look ahead / Never look ahead



Agora todos:


Yeah Yeah we can all grab at the chance to be handsome farmers, / Yeah you can have twenty one sons and be blood when they marry my daughters, / And the pain that we left at the station will stay in a jar behind us. / We can pickle the pain into blue ribbon winners at county contests

Eu Quero Ver (e quero mesmo)

Photobucket


Em exibição de 8 a 12 de Janeiro no Cineclube de Aveiro/Cinema Oita.
design: menina limão.

5.1.09

uma cena contemporânea

Photobucket
Photobucket
Photobucket
A Mulher na Lua, Fritz Lang, 1929

Como lidar com um homem cristão:

Jesus loves you, but you're still coming home with me tonight.*


*Des Ark

4.1.09

-

2.1.09

Percebo que ando na lua quando fico a saber pelo jornal que:

1) abriu um espaço da moda na minha rua e eu nem aí — nem lá.
2) conheço (de raspão) um dos meninos criadores do Bruno Aleixo, aquele grandessíssimo cão, precisamente o senhor que lhe dá voz em vez de banho. Nenhum dos amigos que temos em comum me disse que ele era um cão nas horas pagas e eu acho mal, acho muito mal, porque lhe acho muitíssimo bem e desperdicei assim uma oportunidade para pôr à prova a sua capacidade de discussão nonsense, já que a minha é — dizem — insuperável. Já viram O Programa do Aleixo, não? É tão hilariante, aquilo é a minha cara. (A minha cara é hilariante?)